sábado, agosto 05, 2006

“Uma Aventura por Terras de Pedra”


Numa terra distante, em que o luar se confunde com o sol, habita um ser diferente do habitual.
É uma terra deserta onde as pedras abundam, grandes, redondas sob o efeito das tempestades.
Entre as pedras correm riachos que as contornam, desenham paisagens de uma beleza incomparável.
O brilho das águas ofusca tal a sua intensidade. De um ângulo vê-se o reflexo do sol, de outro o reflexo da lua.
Decidi conhecer tal local, passear entre as suas paisagens e saber porque razão as flores aí não se dão.
Levei sementes num saco de salsa e hortelã, amoras e avelã. Levei também de rosas, jasmim e alecrim para perfumar o solo, o ar, as águas desse jardim.
Decidida lá cheguei, coloquei o saco no chão e com um sinal o marquei.
Fui andando devagarinho, para não perturbar o silêncio de tão bela terra. Descobri a natureza que ali é feita de pedra. Saltei de pedra em pedra com mil e um cuidados, não queria molhar as saias nem escorregar para os cardos. Existem em abundância, tornando a paisagem sinistra. Demorei no meu percurso, regressei e vi um urso, ao longe, bem distante, dormindo.
Peguei na máquina e registei para vê-lo mais de perto. Não era um urso, era um ser estranho, o tal que ali habita. Surpresa ali continuei, sem saber o que fazer, se havia de me aproximar ou seguir e afastar.
Voltei ao meu sinal, peguei no saco e fui fazer um quintal. Plantei todas as sementes, reguei-as e assim fiquei meses à espera que elas subissem da terra que me dessem um sinal de que despontavam eternas para perfumar o local.


De repente
Na mente
Dormente
Surgiu a semente
Qual parapente
Voando contente…
O sol está quente!
Ui!... lá vai a serpente
Com a língua pendente
Esconde bem o dente…
De repente
Um raio fulgente
Aflora à tangente
A minha semente
Rebentou resplandecente
Floriu alegremente

E perfumou toda a gente.

Montanha de pedra
Ai quem me dera
Agora lá ir
Sentir o calor
Que emana da flor
E chorar a rir
Olhar o regato
A deslizar sublime
No seu fio de prata.
Mãe natureza
Tão bela, tão pura
Na sua beleza.


Copyright © 2006 by MCéuNeves

Sem comentários: